A loja TikTok agora é do tamanho do eBay
Apesar do interminável drama sobre a proibição do aplicativo, o presidente Donald Trump regime tarifário volátile mudanças executivasTikTok divisão de comércio eletrônico ainda está vendo um crescimento maciço.
O TikTok não divulga números agregados de vendas, mas o preço e o volume de vendas de produtos individuais são visíveis no aplicativo. Com base nesses dados, a empresa de análise EchoTik estima que a TikTok Shop vendeu US$ 19 bilhões em produtos globalmente de julho a setembro deste ano. Os Estados Unidos, o seu maior mercado, foram responsáveis por vendas entre 4 mil milhões e 4,5 mil milhões de dólares, um aumento de cerca de 125% em comparação com o segundo trimestre de 2025.
Para colocar esses números em perspectiva, considere que a TikTok Shop está agora na mesma escala que o eBay, que registrou US$ 20,1 bilhões em vendas totais no último trimestre. A TikTok Shop só foi lançada nos EUA em setembro de 2023, enquanto o eBay já existe há mais de 30 anos. Essa velocidade de crescimento é notável.
“Nós nos concentramos principalmente no TikTok deste ponto de vista da proibição do TikTok e quase esquecemos que a participação da TikTok Shop no comércio eletrônico dos EUA continua a crescer lentamente”, diz Juozas Kaziukėnas, analista independente de comércio eletrônico.
O que você vê é o que você obtém
A TikTok Shop entrou no cenário extremamente saturado do comércio eletrônico nos Estados Unidos ao se destacar em um antigo chavão: mostre, não conte. Os criadores postam vídeos curtos no TikTok experimentando roupas ou usando aparelhos domésticos e incluem links para comprar os produtos na mesma plataforma. Ele cria uma experiência muito mais direta para os consumidores, que podem ver pessoas reais testando produtos, em vez de precisar ler avaliações escritas em sites de comércio eletrônico tradicionais.
Ivy Yang, fundadora da Wavelet Strategy, uma consultoria estratégica de relações públicas, diz que comprou recentemente um aspirador removedor de ácaros na Amazon, pouco antes de passar por um vídeo da TikTok Shop apresentando um produto semelhante. Ela rapidamente percebeu que a versão do TikTok Shop tinha mais recursos, então encomendou, experimentou e devolveu a da Amazon. Para ela, esse é o apelo de fazer compras no TikTok. “Preciso ver como isso funciona em ação”, explica Yang.
Em teoria, é isso que faz compras ao vivo ainda mais popular, pelo menos na China, porque agora os influenciadores podem divulgar os produtos diante das câmeras em tempo real, e há pouca edição envolvida que possa mascarar quaisquer defeitos potenciais do produto. Nos últimos anos, as compras ao vivo remodelaram completamente a forma como as pessoas compram coisas na China e se tornaram um dos principais pilares de receita da ByteDance. Mas apesar de tudo o que o TikTok tentou, ele simplesmente não conseguiu replicar esse sucesso nos EUA. Kaziukėnas diz que o desempenho da TikTok Shop provavelmente ainda está aquém das expectativas da ByteDance, especialmente quando se trata de compras ao vivo.



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