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A permissão de mapeamento de SFO de Waymo vem com strings anexados

A Waymo self-driving car is seen in the Inner Richmond neighborhood of San Francisco, California, with the Lidar unit on the vehicle visible, November 17, 2024.

A Waymo recebeu permissão para mapear as estradas no Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO) por meio de uma permissão temporária – a primeira etapa na tentativa da empresa de alfabetes de desbloquear um caso de uso potencialmente lucrativo para sua robotaxia.

A licença temporária, anunciada na noite de segunda -feira pelo prefeito de São Francisco, Daniel Lurie, começou em 14 de março.

Os veículos Waymo não funcionam autonomamente no aeroporto. Os funcionários dirigirão manualmente os veículos para mapear a área. No entanto, a licença sinaliza o início de uma abordagem em fases para Waymo, eventualmente operando comercialmente lá.

“Essa licença de mapeamento é um passo importante para levar o serviço Waymo para os milhões de pessoas que viajam de e para a cidade todos os anos”, de acordo com um comunicado de Nicole Gavel, chefe de desenvolvimento de negócios e parcerias estratégicas da Waymo. “Muitos desses viajantes colocaram o SFO no topo de sua lista de desejos de expansão de serviços”.

A licença marca uma reviravolta para Waymo, que falhou em garantir uma licença em 2023 para mapear o SFO. Ele também vem com algumas strings anexadas, incluindo compartilhamento de dados, de acordo com o idioma no contrato visualizado pelo TechCrunch. Esse idioma provavelmente será incluído em acordos futuros com a cidade e a Comissão do Aeroporto de São Francisco, à medida que a Waymo empurra uma abordagem em fases que começa com o mapeamento, seguido de testes autônomos com um operador de segurança humana, testes sem motorista e, eventualmente, operações comerciais.

A Waymo deve fornecer dados específicos após cada sessão de mapeamento por veículo, de acordo com o contrato que o TechCrunch visualizou. Esse “Contrato de Interface de Dados” exige que a Waymo rastreia seus veículos quando eles entram e saem do aeroporto e forneçam tempo, localização geográfica, identificação, identificador de viagem, tipo de transação, identificador exclusivo baseado no motorista e número da placa do veículo, de acordo com o contrato.

O acordo também proíbe a Waymo de usar veículos autônomos para mover bens comerciais. Waymo fechou seu programa de caminhões autônomos em 2023e a empresa, desde então, redobrou seus esforços para transportar pessoas – não pacotes. No entanto, o idioma protege contra aplicações futuras de entrega comercial, que levantou preocupações entre A Irmandade Internacional de Teamsters.

A restrição foi suficiente para obter a bênção de Peter Finn, vice -presidente da Teamsters Western Region.

“Gostaríamos de agradecer ao prefeito Lurie por sua liderança em reunir as partes e o diretor de SFO Mike Nakornkhet por criar um modelo para a implementação responsável de novas tecnologias que levam em consideração o impacto na segurança, empregos e na comunidade”, disse Finn em comunicado.

Waymo aumentou os esforços Mais de um ano atrás Para obter acesso a captadores e queda na SFO, de acordo com e-mails visualizados e relatados pelo TechCrunch na época.

O processo de aprovação é demorado e requer uma aprovação separada da Comissão do Aeroporto de São Francisco. Tecnicamente, as licenças podem ser emitidas a critério do aeroporto, disse o porta -voz da SFO Doug Yakel ao TechCrunch no ano passado.

No entanto, espera -se que os funcionários do processo de SFO tenham passado quando o Uber e a Lyft procuraram o acesso mais de uma década atrás. Por enquanto, a Waymo tem um contrato de acesso temporário para mapear as estradas do aeroporto da SFO. A Waymo acabará por precisar de uma licença de transporte terrestre para operar na SFO, que ainda não foi aprovada.

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