Dentro da startup EV secretamente apoiada por Jeff Bezos
Jeff Bezos está financiando uma startup secreta de EV com sede em Michigan, chamada Slate Auto, que poderia iniciar a produção assim que o próximo ano, de acordo com várias fontes e documentos que vinculam o escritório de família do bilionário à startup.
A Slate, que se enraizou em outra empresa conectada a Bezos chamada Re: Build Manufacturing, está operando em silêncio desde a sua fundação em 2022. A empresa contratou centenas de funcionários enquanto estava furtiva-muitos dos quais vêm de Ford, General Motors, Stellantis e Harley-Davidson.
Também atraiu o apoio de vários outros indivíduos ricos, incluindo Mark Walter, o proprietário controlador do La Dodgers e CEO da Guggenheim Partners, e Thomas Tull, que é um investidor líder da RE: Build Manufacturing, de acordo com documentos TechCrunch obtidos na divisão de corporações de Delaware.
O Slate Auto está enfrentando um grande objetivo: uma picape elétrica acessível de dois lugares por cerca de US $ 25.000, de acordo com duas fontes que receberam anonimato para falar sobre as discussões internas da empresa. Os líderes dentro da empresa mencionaram o Ford Modelo T ou Volkswagen Beetle como uma estrela do norte do projeto, segundo o povo.
Ele acumulou um baú de guerra considerável a serviço desse objetivo.
A empresa levantou silenciosamente pelo menos US $ 111 milhões em uma rodada da série A em 2023, de acordo com um registro público. Bezos estava envolvido, e Melinda Lewison, a pessoa que gerencia seu escritório de família, é listada como diretora em slate de papelada arquivada nos estados e no governo federal. O arquivamento mostra 16 pessoas investidas nessa rodada; Não está claro o quanto Bezos colocou na empresa.
A Slate disse aos funcionários que fechou uma série B no final do ano passado, de acordo com várias fontes familiarizadas com seu financiamento. Ainda não apresentou nenhuma documentação para a rodada na Comissão de Valores Mobiliários. A documentação de Delaware mostra que autorizou quase 500 milhões de ações preferenciais para a série B, ao preço de US $ 2,37 por ação. (A Slate também autorizou mais de 400 milhões de ações ordinárias no ano passado, embora os registros não tenham declarado um preço.)
A documentação de Delaware também lista Walter e Tull como novos membros do conselho, sugerindo que os dois investiram na rodada Série B da Slate. Os dois recentemente formado uma holding de US $ 40 bilhões para fazer investimentos. Walter e Tull não foram encontrados para comentar.
A Slate espera colocar seu veículo em produção assim que o final de 2026 em uma instalação de fabricação em algum lugar perto de Indianapolis, Indiana, de acordo com trabalho Listagensestaduais de lobby de registros e Uma entrevista de 2024 com o presidente executivo Rodney Copes. Não está claro imediatamente se a Slate comprou uma fábrica existente ou planeja construir uma do zero.
O projeto clandestino está tomando forma em um momento desafiador para veículos elétricos.
Crescimento outrora explosivo do setor esfrioue várias startups dedicadas à construção de VEs entraram com falência. Aqueles que sobreviveram, como Rivian e Lucid Motors, o fizeram queimando bilhões de dólares.
A Slate planeja complementar as pequenas margens de seu caminhão de baixo custo, construindo uma linha de acessórios e roupas que os proprietários podem usar para personalizar seus veículos e sua aparência, de acordo com as fontes e várias listagens de empregos. Ele preencheu suas classificações executivas com ex-funcionários da Harley-Davidson e da Stellantis-duas empresas que historicamente se apoiaram nesses tipos de negócios auxiliares (o primeiro com vestuário e o último com peças e acessórios mopar).
A Slate está sediada em Troy, Michigan, e a startup também mostrou uma prova de veículo conceitual para investidores em um estúdio de design não descritivo. É arrendamento em Long Beach, Califórnia, de acordo com as fontes. Ele tem como alvo indivíduos com alto nível de rede e manteve uma tampa apertada em seu processo de captação de recursos.
A empresa e várias pessoas conectadas a Slate, Re: Build Manufacturing e Bezos’s Family Office não responderam a pedidos repetidos para comentar esta história. O TechCrunch também procurou Bezos diretamente e não recebeu uma resposta.
Laços profundos da Amazon
Ardósia é filmada com o Amazon DNA.
Ao lado do escritório da família de Bezos, o financiamento da Série A incluiu do ex -executivo da Amazon Diego Piacentini, de acordo com o site da empresa dele.
Slate foi criado inicialmente como um projeto chamado Re: Car no início de 2022, dentro do Re: Construir Manufacturing, uma espécie de incubadora de manufatura doméstica co-fundada pelo ex-CEO da Amazon Consumer Jeff Wilke e seu Líderes do MIT para operações globais Classe Miles Arnone. Vários executivos de longa data da Amazon, incluindo Wei Gao, que era um vice-presidente de principal vocete e consultor técnico de Bezos, estão agora no Re: construir fabricação.
Os leads de experiência digital, comércio eletrônico e automotivo da Slate são expatriados da Amazon. Até o nome original de Slate inclui o prefixo “Re:” Prefixo que a Amazon usa para eventos, como a conferência de robótica e IA Re: Mars, ou a Reunião Anual de Invent para a AWS.
Bezos investiu em mais de 30 empresas por meio de seu escritório de família ao longo dos anos, tocando os mundos da IA (perplexidade), robótica (figura), defesa (Anduril) e até mobilidade (Uber). Slate é um dos investimentos mais diretos que ele fez no mundo dos veículos elétricos fora do relacionamento que sua empresa Amazon tem com Rivian.
Seu investimento tem sido em grande parte exatamente isso, no entanto. Pessoas familiarizadas com o trabalho interno da empresa disseram ao TechCrunch que ele não foi visto nos escritórios de Slate em Michigan ou Los Angeles.
Resumindo a tendência
Quase todas as startups de EV que chegaram (e se foram) na última década tentaram de alguma forma replicar a abordagem que Tesla adotou. Eles projetaram seus primeiros veículos para serem ofertas de ponta, para que possam vender menos carros por mais dinheiro. Eventualmente, após o crescimento do reconhecimento da marca, essas empresas passam para um volume mais alto e mais baratos que geram margens menores.
Slate está invertendo isso indo atrás do que espera ser o “primeiro carro” de um comprador, de acordo com as pessoas que conversaram com o TechCrunch.
A idéia é vender o caminhão a um preço de cerca de US $ 25.000 e fazer com que os proprietários personalizem ou atualizem o carro ao longo do tempo, pois podem pagar.
No final de março, Slate pediu um marca registrada Na frase: “Nós a construímos. Você faz isso.” Há uma longa lista de bens e serviços que ele poderia cobrir, incluindo tudo, desde switches e alto -falantes a portos USB e chicotes de animais.
Outros detalhes podem ser obtidos nas muitas listagens de empregos que Slate publicou nos últimos dois anos.
Um Postado Em 2024, sugeriu a empresa dublar o processo de personalização do cliente “Slate University”. A listagem foi originalmente intitulada “Líder da Universidade” e foi renomeada para “Chefe de Reparação e Manutenção da Educação de Clientes” antes que a startup parasse de aceitar aplicativos.
“Buscamos um líder entusiasmado e experiente da Slate University para construir e liderar nossa abordagem de mudança de jogo ao conteúdo de código aberto para os clientes aprimorarem sua experiência de propriedade”, diz a listagem. “Como principal, você direcionará o desenvolvimento de estratégia e ecossistema para o conteúdo educacional e a entrega de compradores, clientes, técnicos e parceiros de ardósia”.
Outro trabalho Listagem Para “Gerente de Produto Líder, Acessórios” explica que Slate está “explorando oportunidades no espaço de mobilidade elétrica e está construindo acessórios, vestuário e capacidade de mercadorias”. Ele também menciona que a pessoa supervisionaria o desenvolvimento de “partes de utilidade” e “acessórios de estilo de vida e personalização”.
Essa abordagem-subsidiando um negócio de manufatura de baixa margem com uma reprodução de acessórios de margem mais alta-é usada pelas montadoras, incluindo a Harley-Davidson com sua divisão de vestuário e a fabricante de jeep Stellantis com sua divisão de peças e serviços mopar.
Sem surpresa, a Slate já está puxando a experiência de ambas as empresas, pois cria sua equipe.
O presidente executivo da startup é Rodney Copes, que passou 20 anos na Harley-Davidson. O diretor financeiro Ryan Green passou quase uma década no lado financeiro do fabricante de motocicletas. (Copes e Green também tiveram passagens na Rivian.) Chefes de serviço da Slate, Comercial, Gerenciamento de Produtos de Acessórios e Marketing de Crescimento também trabalhou na Harley-Davidson.
Aparentemente, a Slate planeja obter sua bateria de alta tensão, motores elétricos e outras tecnologias relacionadas de fornecedores externos, de acordo com uma listagem de empregos. A startup está “desafiando o status quo do design do veículo”, de acordo com outra listagem para um engenheiro de design/lançamento para limpadores de pára -brisa. Uma publicação para uma função de contador diz que a pessoa contratada teria que ajudar a implementar os “sistemas necessários para ser uma empresa pública”.
De acordo com outro papel, qualquer chefe de RP e comunicações em potencial: “Deve amar os carros! Você estará pensando em carros o dia todo todos os dias, e é o mais divertido quando você ama carros”.
Nenhum fundador ser encontrado
Outra maneira de fazer Slate parece estar contando com a tendência de outras startups de EV é que ela não tem um fundador servindo como CEO.
Arnone é considerado fundador da Slate, de acordo com as fontes que conversaram com o TechCrunch, mas seu trabalho diário está atuando como CEO da Re: Construir Manufatura.
Em vez disso, o CEO da Slate é Christine Barman, um veterano de longa data da Chrysler. Inicialmente, ela entrou na indústria automotiva através de um estágio na General Motors depois de frequentar a Universidade de Purdue, de acordo com um 2023 entrevista.
Ela então passou mais de 20 anos na Chrysler supervisionando o programa de linha de veículos para o Chrysler 300, Dodge Charger e Jeep Cherokee, de acordo com seu perfil do LinkedIn. Barman acabou se tornando vice -presidente de eletrônica e eletrônica da Fiat Chrysler, onde liderou a integração da montadora do Android Automotive e passou um tempo trabalhando na colaboração da empresa com a Waymo, antes de deixar a empresa em 2017.
Barman não passou a última década postando on -line como muitos de seus colegas de EV Startups. Em vez disso, ela tem aconselhado as empresas a emergentes de tecnologia e engenharia de ensino antes de se envolver em 2022 com o que na época era um projeto de EV nascente no Re: construir a fabricação.
Barman não respondeu a um pedido de comentário.
Kirsten Korosec contribuiu para este relatório.



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