O CEO da Epic Games chama a Apple e o Google ‘Gangster’ Business que precisam de competição
O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, cuja empresa fabrica fortnite e ferramentas para outros desenvolvedores, incluindo o Unreal Engine, chamou a Apple e o Google como “empresas de gângsteres” envolvidas em práticas ilegais enquanto falava em um evento de combinador Y na quarta-feira. O executivo também enfatizou como as práticas das grandes empresas de tecnologia afetaram diretamente seus próprios negócios, assustando os usuários de instalar o software da Epic Games Store e impedir que a Epic atraia desenvolvedores para suas ofertas.
Notavelmente, a Epic Games desempenhou um grande papel na luta contra os grandes monopólios de tecnologia nos últimos anos.
A empresa processou a Apple e o Google por práticas monopolistas sobre suas respectivas lojas de aplicativos. Épico ganhou seu caso com o Google mas Não com a Apple. No entanto, o tribunal exigiu que a Apple se abrisse para mais concorrência, forçando uma mudança nas regras da App Store. O tribunal disse que os desenvolvedores de aplicativos agora devem poder vincular -se a outros mecanismos de compra além da própria Apple. (Infelizmente para desenvolvedores de aplicativos, a Epic ainda está lutando com a Apple nos tribunais sobre essa mudança, pois alega que a Apple violou a ordem judicial Ao permitir que os desenvolvedores processem seus próprios pagamentos, mas apenas com uma pequena redução de 3% na comissão, o que não faz valer a pena.)
No palco, Sweeney novamente chamou as grandes empresas de tecnologia para suas práticas e sua “conformidade maliciosa” com as decisões dos tribunais.
“A triste verdade é que a Apple e o Google não são mais de boa fé, empresas cumpridores da lei”, disse Sweeney. “Eles são administrados, de várias maneiras, como empresas de gângster que farão o que pensam que podem se safar. Se acharem que a multa será mais barata do que a receita perdida de uma prática ilegal, sempre continuam a prática ilegal e pagam a multa”.
O executivo de jogos apontou como as práticas das empresas de tecnologia prejudicaram seus negócios.
Por exemplo, quando os usuários do Android tentam instalar a loja Epic Games em seu smartphone, o Google os avisa que o software é de uma “fonte desconhecida” e pode prejudicar seu dispositivo. Esta “tela de susto”, como Sweeney chama, destina-se a alertar os usuários sobre os perigos de instalar aplicativos que não sejam da loja. Mas ele diz que a tela resulta em 50-60% dos usuários que abandonam sua tentativa de instalar o software.
Uma taxa de entrega semelhante é encontrada no iOS. Na Europa, a Epic Games Store é permitida graças a novos regulamentos, mas a Apple exibe um aviso aos usuários que tentam instalá -la. Novamente, isso leva a taxas de queda de 50 a 60%, disse Sweeney.
Ele chama o uso dessas telas de “auto-preferência de livros didáticos”, observando que as empresas estão “fugindo”.
“O crime paga por grandes empresas de tecnologia”, disse ele. “Obviamente, não devemos esperar que isso mude até que a aplicação se torne muito, muito mais vigorosa”, disse ele à platéia.
Além disso, o Exec Fortnite disse que, devido ao atrito e às taxas associadas às lojas de aplicativos de terceiros no iOS, nenhum grande desenvolvedor de jogos estava disposto a distribuir jogos através da Epic Game Store. Em vez de sua taxa habitual de 30%, a Apple reduz a taxa, mas cobra uma “taxa de tecnologia principal” de 50 centavos por instalação por ano para qualquer aplicativo com mais de 1 milhão de downloads.
“A menos que seu aplicativo seja uma bilheteria muito alta por usuário, qualquer jogo gratuito é amplamente dissuadido disso”, explicou Sweeney. “É muito caro para eles. A Apple os faliu se fizessem isso.”
Ele observou que a Epic Games Store no iOS conseguiu atrair alguns jogos de catálogo de volta. Enquanto isso, a versão Android se abrirá para envios de desenvolvedores ainda este ano, o que Sweeney espera que aumente ainda mais o catálogo.



Publicar comentário