O homem da Pepsi está vindo para salvar a Samsung do design chato
Samsung tem um uma das maiores linhas de produtos de qualquer marca de tecnologia, mas quando se trata de design, é consistentemente visto como um “também executado”. Enquanto outras empresas criaram linguagens de design distintas e instantaneamente reconhecíveis, como a Nothing, a Samsung ficou para trás em termos de estilo. Quando você tem a Apple como um de seus maiores concorrentes, essa não é uma boa posição para se ocupar.
Isso não quer dizer que não tenha havido melhorias na última década, e os ocasionais lampejos de promessa – mais notáveis em suas colaborações com designers externos, como o irmãos Bouroullecque criou a Serif TV para a empresa sul-coreana. Mas isso não impediu as reclamações de design chato e pouco original, tanto internamente e externamentee uma inércia quando tem liderado, deixando outras empresas preencherem a lacuna.
Ser definido pelo desempenho em vez da personalidade dificilmente prejudicou os resultados financeiros da Samsung – ela recentemente recuperou a liderança da Apple em participação no mercado global de smartphones e tem sido o líder global em TVs por quase duas décadas. Mas, em 2025, parece que finalmente há um desejo claro da Samsung de preencher a lacuna entre forma e função, dando ao design o foco que falta há muito tempo na empresa.
Em abril, a Samsung contratou Mauro Porcini, seu primeiro diretor de design. Porcini passou mais de 20 anos construindo equipes de design premiadas na 3M e na PepsiCo, liderando mais recentemente um projeto de sucesso reformulação global da marca Pepsi—o primeiro da empresa em 14 anos.
Para uma empresa tão grande como a Samsung, esta contratação parece tardia. A Apple criou a mesma posição para Jony Ive há uma década, na mesma época em que foi relatado que a inovação na Samsung estava sendo sufocada. camadas de gerenciamento. Com essas questões estruturais supostamente não resolvidas, a Samsung tem agora trabalho a fazer – algo que Porcini faz questão de reconhecer.
Atrasado para a festa
“Estamos em um momento de mudança, onde a forma como as pessoas interagem com qualquer tipo de máquina ou dispositivo eletrônico será radicalmente diferente nos próximos anos”, diz Porcini. “Essas máquinas mudarão a forma como as pessoas vivem, trabalham e se conectam umas com as outras – a forma como as pessoas atendem às suas necessidades. Para uma empresa como a Samsung, ter o design no topo, envolvido na forma como você define o futuro do portfólio com base nessas necessidades – é mais importante do que nunca.”
A marcha da IA é, obviamente, um gancho útil para amarrar este movimento há muito esperado, mas Yves Béhar, o fundador e designer principal da Projeto Fusível que trabalhou com a Samsung em A TV Quadrome disse que isso levou anos para ser feito e algo que a Samsung inicialmente procurou externamente para ajudar a colocar as rodas em movimento.
“Quando começamos a trabalhar com a Samsung no The Frame (lançado em janeiro de 2017), o CEO da época, HS Kim, veio até nós e disse: olha, queremos nos transformar de uma empresa de tecnologia de consumo em um negócio de experiência”, diz Béhar. “Então, nós os ajudamos a definir alguns princípios em torno disso e trabalhamos para transmitir essa mensagem aos negócios — sobre o que significa pensar sobre experiência versus tecnologia. Foi exatamente isso que fizemos com a The Frame TV.”



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