Zoox emite recall de software em cruzamentos de faixas
A Zoox, de propriedade da Amazon, emitiu um recall na terça-feira devido a preocupações de que seu sistema de direção autônoma fizesse com que os veículos cruzassem a linha da faixa central perto dos cruzamentos ou bloqueiem as faixas de pedestres. O recall voluntário de seu software afetou 332 veículos, de acordo com documentos arquivado na Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário.
Embora não tenha havido nenhuma colisão associada ao problema, a Zoox observou no processo da NHTSA que isso poderia aumentar o risco de um acidente. A empresa oferece caronas gratuitas ao público em seus veículos Zoox sem motorista em partes de São Francisco e Las Vegas.
Um porta-voz da Zoox disse ao TechCrunch que a empresa identificou alguns casos em que seus veículos realizaram manobras que, embora comuns para motoristas humanos, não atendiam aos seus padrões. Por exemplo, num esforço para evitar bloquear certos cruzamentos num semáforo vermelho, o robotáxi pode parar numa passadeira. Em outros casos, o robotáxi fez uma curva tardia, resultando em uma curva ampla, de acordo com o comunicado enviado por email por um porta-voz.
O problema foi identificado inicialmente em 26 de agosto, quando um robotáxi Zoox fez uma curva ampla à direita, cruzou parcialmente para a faixa oposta e parou temporariamente em frente à faixa em sentido contrário, de acordo com o arquivo da NHTSA.
A Zoox monitorou seus dados para cruzamentos de faixas adicionais perto de cruzamentos, identificando finalmente 62 ocorrências entre 26 de agosto e 5 de dezembro. A empresa disse no documento que estava em “conversas em andamento com a NHTSA sobre a frequência, gravidade e causas básicas dessas ocorrências”.
A empresa atualizou seu software em 7 de novembro e novamente em meados de dezembro para resolver todos os problemas.
“Identificamos e implantamos com sucesso melhorias de software direcionadas para abordar as causas desses incidentes”, diz o comunicado. “Hoje, estamos enviando um recall voluntário de software porque transparência e segurança são fundamentais para a Zoox, e queremos ser abertos ao público e aos reguladores sobre como estamos constantemente refinando e melhorando nossa tecnologia.”
O recall de software afetou os veículos Zoox que operaram em vias públicas entre 13 de março e 18 de dezembro, de acordo com o documento.
A Zoox emitiu vários recalls de software este ano, incluindo um em março para resolver travagem brusca inesperada. Essa recordação seguiu-se a um investigação preliminar pela NHTSA que foi aberta após a agência receber dois relatos de motociclistas colidindo com a traseira de veículos Zoox.
Em maio, a Zoox apresentou dois recalls de software para abordar preocupações sobre a capacidade do sistema de prever o movimento de outros usuários da estrada.



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